O universo Mecânico

O Caltech lançou uma série de vídeos sobre física.

Abaixo temos uma playtist que do youtube com todos os episódios.

Como professor, recomendo para todos os alunos do ensino médio ou pré vestibular, além de curiosos é claro. Ele vai um pouco além apresentando ferramentas de cálculo, o que sinceramente acho indispensável para a compreensão da física, ajudando a compreender a teoria.

Para saber um pouco mais da série encontrei este post:

http://fprudente.blogspot.com.br/2009/03/caltech-o-universo-mecanico.html

Segue a playlist:

 

Lembre-se, é uma produção da década de 80, então não teremos animações 3d renderizada da mesma forma que vemos em produções Holywwodianas, mas a forma não é tudo: o conteúdo é preciosíssimo.

 

Bom estudo à todos.
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

(Albert Einstein)

 

 

Playlist da Univesp sobre Física Moderna

Recomendo assistirem a playlist a seguir, sejam professores, alunos ou curiosos. Mesmo que apenas para conhecer um pouco mais sobre essa magnífica área do conhecimento humano.

 

Interpretação estatística na mecânica quântica

Um texto que considero muito bom e bem didático sobre a interpretação estatística da função de onda na mecânica quântica ($\Psi (\vec{x},t)$) pode ser encontrado no livro de David J. Griffiths, agora em versão traduzida para o português, com título Mecânica Quântica.

Tomei a liberdade de copiar três páginas sobre o assunto e postei como figura abaixo.

O que julgo mais interessante é a discussão sobre as interpretações, que está na segunda página. Se você acha que entendeu física quântica, talvez se surpreenda com a interpretação estatística, que é a mais usual hoje em dia.

interpretacao1 interpretacao2 interpretacao3


Lista de Física Moderna e Ondulatória

Lista com alguns exercícios de ondulatória  e poucos de física moderna.

Poucos vestibulares cobram estes dois assuntos e a lista a seguir apresenta um pequeno conjunto dos exercícios que caíram em alguns vestibulares no ano passado (para egresso em  2015).

Vale a pena conferir!

Vale conferir aqui. Clique já.