Máquina térmica com rendimento maior que o ciclo de Carnot

Às vezes é difícil de entender alguns conceitos, seja em física ou qualquer outra área. Especificamente sobre máquinas térmicas, é comum ficar aquela dúvida: será que realmente o ciclo de Carnot é o ciclo com maior eficiência possível?

A segunda lei da Termodinâmica afirma que é impossível transferir calor de um corpo frio para um corpo quente sem gasto energético. O texto abaixo foi retirado do livro de física "Fundamentos de Física", Halliday e Resnick.

Nele há uma ótima explicação que nos ajuda a entender que se houver uma máquina térmica com rendimento maior que o do ciclo de Carnot, então a segunda lei da termodinâmica é violada.

Vale conferir:

hallyday-maquina-termica-1

hallyday-maquina-termica-2 


2 ideias sobre “Máquina térmica com rendimento maior que o ciclo de Carnot

  1. Larissa Eduarda Silva

    Olá Danilo, tudo bem?? eu perguntei na aula mas acho que você não viu a minha dúvida, aqui está:
    A 2 lei diz que “é impossível transferir calor de um corpo frio para um corpo quente sem gasto energético “, uma vez que isso só é possivel realizando trabalho.
    esse trabalho seria realizado por algum agente externo né, por ser forçado? ou pelo próprio corpo (de algum modo)? fiquei confusa em relação a isso

    Responder
    1. Professor Danilo Autor do post

      Olá Larissa,
      tudo bem?

      Desculpe não ter percebido que você estava falando comigo na aula, porém respondendo sua pergunta, é isso mesmo: o trabalho é realizado por um agente externo sobre o refrigerador ou bomba de calor.
      Como exemplo, para o contexto abordado em aula, nós ligamos a geladeira na tomada: é dali que vêm a energia para que o motor da geladeira realize trabalho sobre o gás.
      Lembre-se que estamos abstraindo bastante: toda máquina térmica que estamos estudando realiza um ciclo que pode ser representado no diagrama de pressão por volume, porém agora estamos estudando o uso desta máquina, deixando de lado um pouco o próprio ciclo.

      Espero ter lhe ajudado.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *