Física para Curiosos: Desafios e conquistas em participar do maior experimento de física, o LHC

ATENÇÃO: como tenho feito regularmente, copio e colo e-mail recebido do Instituto de Física da Unicamp, divulgando evento realizado pela instituição. Meu único intuito aqui é contribuir para a divulgação, não tendo nenhuma relação com a instituição, além de ser ex-aluno. Espero que se interessem, recomendo e sugiro que compartilhem.

Prezados(as):

Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” – IFGW, no dia  27 de novembro às 19 horas, será realizado virtualmente, o colóquio do Prof. Dr. Jun Takahashi, docente do IFGW. O título será “Desafios e conquistas em participar do maior experimento de física, o LHC”.

O LHC (Large Hadron Collider) é o grande colisor de partículas que foi construído para explorar os limites subatômicos da matéria e do nosso conhecimento. Levou mais de 15 anos para ser construído e atualmente tem mais de 10.000 cientistas de todas as partes do mundo trabalhando em quatro diferentes experimentos. A descoberta do bóson de Higgs foi sem dúvida um momento histórico e importante no avanço de nossa compreensão das leis fundamentais das partículas subatômicas, mas ainda existem diversos desafios que continuam sendo explorados no LHC. Buscamos respostas para perguntas intrigantes como evidências de supersimetria, sinais de matéria escura, uma explicação para a assimetria entre matéria e anti-matéria no universo e como o estado primordial de nosso universo, conhecido como Quark-Gluon Plasma evoluiu para formar as partículas que conhecemos hoje. Trabalhar de forma construtiva com milhares de pesquisadores do mundo todo em um objetivo comum é sem dúvida muito desafiador e recompensador. Fazer parte desta missão é um grande privilégio, que vai muito além do ganho científico.

Venha conhecer um pouco das histórias de como é fazer parte do maior experimento de física do mundo.

Em virtude da pandemia de coronavírus, o evento será transmitido pelo aplicativo Zoom ( https://bit.ly/FísicaParaCuriosos_2020 ) e também pela página do IFGW no Facebook.Participe conosco, assista online!

Mais informações:Site do evento: https://sites.ifi.unicamp.br/fisica-para-curiosos/
Evento do Facebook:https://bit.ly/FísicaParaCuriosos_27Novembro

Viviane Therezinha de Faria Fonseca
Secretária
Coordenadoria de Extensão
www.ifi.unicamp.br

_______________________________________________
Oficina_ifgw mailing list
Oficina_ifgw@ifi.unicamp.br
https://listas.ifi.unicamp.br/mailman/listinfo/oficina_ifgw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *