[Oficina_ifgw] Física para Curiosos: “Prêmio Nobel de 2020: Física de Buracos Negros”

Como sempre, segue informações sobre a Oficina de Física para Curiosos.

Prezados(as):

Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” – IFGW, no dia  18 de dezembro às 19 horas, será realizado virtualmente, o colóquio do Prof. Dr. Alberto Saa, docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica – IMECC/UNICAMP. O título será “Prêmio Nobel de 2020: Física de Buracos Negros”.

O prêmio Nobel de Física de 2020 vem coroar o que já se denomina como a nova “era áurea” dos buracos negros, certamente uma das previsões mais fascinantes da Relatividade Geral de A. Einstein. Neste colóquio, será feita uma rapidíssima revisão da história da Física de Buracos Negros, desde seus primórdios há mais de 100 anos atrás, passando, obviamente, pelos avanços teóricos dos anos 60 que garantiram a R. Penrose 50% do Prêmio, até chegarmos finalmente às notáveis observações diretas mais recentes, destacando-se os trabalhos de Reinhard Genzel e Andrea Ghez sobre o buraco negro no centro da nossa Via Láctea, os quais lhes garantiram a outra metade do Prêmio Nobel, e a já famosa “fotografia” do buraco negro na galáxia Messier 87, a incríveis 53 milhões de anos luz do nosso planeta Terra, obtida pelo consórcio Event Horizon Telescope (EHT).

Venham discutir conosco  de maneira clara e mais elementar possível, de forma  que todos possam apreciar esses fantásticos resultados.

Em virtude da pandemia de coronavírus, o evento será transmitido pelo aplicativo Zoom ( https://bit.ly/FísicaParaCuriosos_2020 ) e também pela página do IFGW no Facebook.Participe conosco, assista online!

Mais informações:Site do evento: https://sites.ifi.unicamp.br/fisica-para-curiosos/
Evento do Facebook:https://bit.ly/FísicaParaCuriosos_18Dezembro

Coordenadoria de Extensãowww.ifi.unicamp.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *