Física para Curiosos: “Dividindo o indivisível: desvendando os mistérios da estrutura fundamental dos átomos”

Prezados(as):


Em continuidade ao projeto Física para Curiosos, promovido pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” – IFGW/UNICAMP, no dia  11 de março às 19 horas, será realizado virtualmente, o colóquio do Profa. Dra. Arlene Cristina Aguilar. O título será “Dividindo o indivisível: desvendando os mistérios da estrutura fundamental dos átomos“.

Do que é feito o Universo? Do que são compostas as estrelas, a água, a terra, os seres humanos e tudo que nos cerca? Questões desta natureza vem intrigando a humanidade ao longo de vários séculos. Dentre as várias tentativas e metodologias aplicadas, hoje acreditamos que a maneira mais confiável de responder a estas questões é inquirir diretamente a natureza através de experiências. Uma ampla gama de experimentos que começaram a ser realizados no final do século XIX, confirmaram que as estruturas mais complexas do universo são constituídas de objetos ainda mais simples que os átomos: as chamadas partículas fundamentais. Além disso, descobrimos também, que os mais variados fenômenos físicos observados são manifestações diferentes de somente quatro interações fundamentais da natureza.

Neste seminário vamos explorar o mundo da física de partículas elementares e mostraremos que a força forte é responsável por explicar quase 98% da massa do nosso Universo visível.

Em virtude da pandemia de coronavírus, o evento será transmitido pelo aplicativo Zoom ( https://bit.ly/FísicaParaCuriosos ) e também pela página do IFGW no Facebook. Participe conosco, assista online!Mais informações:
Site do evento: https://sites.ifi.unicamp.br/fisica-para-curiosos/
Evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/441634434419283

Acompanhe o IFGW no portal e redes sociais:
Extensão/IFGW no Instagram: https://www.instagram.com/extensao_ifgw/
IFGW no Instagram: https://www.instagram.com/ifgw.unicamp/
IFGW no Facebook: https://www.facebook.com/FisicaUnicamp
IFGW no Youtube: https://www.youtube.com/c/ifgwplayPortal IFGW: https://portal.ifi.unicamp.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *