UEL – Cinemática e persistência retiniana

(UEL-PR) O cavalo anda nas pontas dos cascos. Nenhum animal se parece tanto com uma estrela do corpo de balé quanto um puro sangue em perfeito equilíbrio, que a mão de quem o monta parece manter suspenso. Degas pintou-o e procurou concentrar todos os aspectos e funções do cavalo de corrida: treinamento, velocidade, apostas e fraudes, beleza, elegância suprema. Ele foi um dos primeiros a estudar as verdadeiras figuras do nobre animal em movimento, por meio dos instantâneos do grande Muybridge. De resto, amava e apreciava a fotografia, em uma época em que os artistas a desdenhavam ou não ousavam confessar que a utilizavam.


(Adaptado de: VALÉRY, P. Degas Dança Desenho. São Paulo: Cosac & Naif, 2003, p. 77.)

Suponha que a sequência de imagens apresentada na figura  foi obtida com o auxílio de câmeras fotográficas dispostas a cada 1,5 m ao longo da trajetória do cavalo.
Sabendo que a frequência do movimento foi de 0,5 Hz, a velocidade média do cavalo é:
a) 3 m/s                              
b) 7 m/s
c) 10 m/s
d) 12,5 m/s
e) 15 m/s

RESOLUÇÃO:

Como a velocidade é constante, podemos utilizar \[v=\frac{\Delta S}{\Delta t}.\] O período \(T\) entre cada fotografia é \(T=\frac 1 f = 1 / 0,5 = 2\;\rm s\). Em um período, distância percorrida é determinada pelas figuras até o momento em que elas voltam a se repetir, o que ocorre na 11ª figura, correspondendo a 10 distâncias de 1,5 m percorrida, ou seja, \(\Delta S = 1,5\times 10=15 \; \rm m\), o tempo \(\Delta t = T = 2 \; \rm s\), assim: \[v=\frac{\Delta S}{\Delta t}\Rightarrow\]
\[v=\frac{15}{2}\Rightarrow\] \[v=7,5\;\rm m/s.\] RESPOSTA: B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *