Arquivo mensais:dezembro 2023

MicroPython no Raspberry Pi Pico: uma introdução

Este post foi motivado e baseado por este outro post: https://www.robocore.net/tutoriais/programacao-raspberry-pi-pico-python.

No final, fiz um pequeno vídeo resumindo o que apreendi da leitura acima. Além disso, se você não tiver um Raspberry Pi para programar o
Raspberry Pi Pico, você pode baixar a IDE Thonny em https://thonny.org/.

O Raspberry Pi Pico é um microcontrolador de baixo custo e alto desempenho desenvolvido pela Raspberry Pi Foundation. Ele é baseado no chip RP2040, que possui um microprocessador de 133 MHz, 264 KB de RAM e 2 MB de memória flash.

O MicroPython é uma implementação completa da linguagem de programação Python 3 para dispositivos embarcados. Ele é projetado para ser pequeno e eficiente em termos de memória, tornando-o ideal para microcontroladores como o Raspberry Pi Pico.

Assim, vemos que é possível utilizar o Python para controlar um microcontrolador. Vejo como uma possível vantagem do uso do
Raspberry Pi Pico em relação ao uso dos pinos do próprio Raspberry Pi (seja o zero, 1, 2, 3 ou o 4) é um isolamento elétrico, ou seja, numa possível falha de montagem, por exemplo, a perda será menor uma vez que o
Raspberry Pi Pico custa consideravelmente menos que os demais Raspberry Pi.

Note que podemos nos confundir facilmente com os termos:

Raspberry Pi Pico

É baseado em um microcontrolador, ou seja, funciona como um Arduino para ligar e desligar LEDs, por exemplo.

Logicamente é muito mais que isso, mas esse texto é voltado para pessoas iniciantes.

Raspberry Pi Pico zero, 1, 2, 3, 4

Para quem não conhece, estes são verdadeiros microcomputadores, com memória RAM, GPU, microprocessador e capaz de rodar um sistema operacional com interface gráfica, como este que você está usando.

Estas versões de Raspberry permitem ser usadas como computadores, assim, podemos navegar na internet, editar textos, ver vídeos, ler documentos, editar fotos e muito mais.

Cada versão do Raspberry Pi microcomputador tem seus recursos e vantagens, entretanto todos eles possuem diversas portas que nos permite usá-lo de forma semelhante à maneira com que usamos o Arduíno.

Você pode usar a linguagem Python para também programar estas portas. É relativamente fácil e hoje em dia existem inúmeras fontes para se estudar.

Não sou especialista no assunto, mas caso tenha dúvidas, poste aí que tentarei te ajudar.

Curso em Ciências Espaciais para professores da rede pública

Compartilho texto recebido em grupos de professores abaixo. Dados, formulários, tratamento de dados, organização e demais tratativas não são de minhas responsabilidades. Qualquer dúvida, posta aqui que procuro mais informações a respeito.

Professor(a), quer fazer um curso em Ciências Espaciais e ir a um evento nos Estados Unidos? Essa é a sua chance!

O programa Limitless Global Educator está com inscrições abertas! Destinado a professores da rede pública e totalmente gratuito, o programa vai convidar 10 professores brasileiros para participar de workshops virtuais mensais sobre ciência e exploração espacial. Além disso, os educadores selecionados vão poder participar do LSI Summer Institute, em Houston, Texas, e de workshops presenciais no Brasil, com todas as despesas pagas.

Para participar é preciso ser professor da rede pública, no ensino fundamental, médio ou técnico, nas áreas de ciências, física, química, biologia, tecnologia, engenharia matemática ou matérias correlatas. Também é necessário falar inglês com fluência. Link para concorrer a esta oportunidade: https://forms.gle/UmZyTNHv9r3ZyAWPA

Para comentar, não precisa colocar um e-mail verdadeiro.