O universo Mecânico

O Caltech lançou uma série de vídeos sobre física.

Abaixo temos uma playtist que do youtube com todos os episódios.

Como professor, recomendo para todos os alunos do ensino médio ou pré vestibular, além de curiosos é claro. Ele vai um pouco além apresentando ferramentas de cálculo, o que sinceramente acho indispensável para a compreensão da física, ajudando a compreender a teoria.

Para saber um pouco mais da série encontrei este post:

http://fprudente.blogspot.com.br/2009/03/caltech-o-universo-mecanico.html

Segue a playlist:

 

Lembre-se, é uma produção da década de 80, então não teremos animações 3d renderizada da mesma forma que vemos em produções Holywwodianas, mas a forma não é tudo: o conteúdo é preciosíssimo.

 

Bom estudo à todos.
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

(Albert Einstein)

 

 

Questão com erro – UFPR 2010

Recentemente me deparei com uma questão cuja figura do enunciado estava incorreto. O raio incidente ao sair do ar e entrar na água se afasta da normal, porém o que ocorre é um afastamento da normal.

Fiz uma figura com a correção, tornando a questão sem mais problemas.

A figura segue abaixo, antes do enunciado da questão, é a figura corrigida:

figerrada2

Segue enunciado original:


 

(UFPR 2010) Descartes desenvolveu uma teoria para explicar a formação do arco-íris com base nos conceitos da óptica geométrica. Ele supôs uma gota de água com forma esférica e a incidência de luz branca conforme mostrado de modo simplificado na figura ao lado. O raio incidente sofre refração ao entrar na gota (ponto A) e apresenta uma decomposição de cores. Em seguida, esses raios sofrem reflexão interna dentro da gota (região B) e saem para o ar após passar por uma segunda refração (região C). Posteriormente, com a experiência de Newton com prismas, foi possível explicar corretamente a decomposição das cores da luz branca. A figura não está desenhada em escala e, por simplicidade, estão representados apenas os raios violeta e vermelho, mas deve-se considerar que entre eles estão os raios das outras cores do espectro visível.

figerrada

Sobre esse assunto, avalie as seguintes afirmativas:

  1. O fenômeno da separação de cores quando a luz sofre refração ao passar de um meio para outro é chamado de dispersão.
  2. Ao sofrer reflexão interna, cada raio apresenta ângulo de reflexão igual ao seu ângulo de incidência, ambos medidos em relação à reta normal no ponto de incidência.
  3. Ao refratar na entrada da gota (ponto A na figura), o violeta apresenta menor desvio, significando que o índice de refração da água para o violeta é menor que para o vermelho.

Assinale a alternativa correta.

  Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

Material Download (revisão de ótica)

Aqui disponho alguns materiais de ótica. São slides, em formato pdf, para darem aquela revisada antes da segunda fase.

Vamos começar com lentes esféricas: BAIXE AQUI! Você pode baixar e imprimir um material complementar para usar enquanto vê os slides. Clique AQUI para este material complementar.

Como 2015 fez 25 anos do Telescópio espacial Hubble, pode ser que caia alguma questão sobre o assunto. Pensando nisso, disponibilizo um material sobre instrumentos óticos. BAIXE AQUI este material. Você pode baixar também o material para impressão clicando AQUI!

Espero que estes materiais sejam úteis.


Apresentação Espelhos Esféricos

Olá alunos do CEC – Poliedro Itatiba – está aqui, como prometido, a apresentação que usei com os slides das aulas.

Pelo que percebi, algumas animações funcionaram bem em sala, mas como não usei o PowerPoint para criá-lo, acho que pode ter alguma diferença, mas no todo vale a pena para estudarem/relembrarem.

 

Farei também uma lista complementar de óptica para vocês, e como disse, este é o ano internacional da luz, assim acho bem provável que caia algo de óptica nos vestibulares.

Lembrando também que em abril, o telescópio espacial fez 25 aninhos…

 

Está aqui o link para vocês:

professordanilo.com\teoria\Material_Complementar\ESPELHOS_ESFERICOS_2015.ppt