Arquivo mensais:março 2018

Curso Completo de Eletromagnetismo – Graduação – UFSM

Curso completo de eletromagnetismo da Universidade Federal de Santa Maria.

Cursos de Astronomia do IAG

Olha que legal, as primeiras aulas sobre astronomia divulgados pela UNIVESP e ministrado no IAG da USP.
Abaixo playlist de duas disciplinas sobre astronomia:

  • Astronomia: Uma visão Geral I

  • Astronomia: Uma visão Geral II

Vale a pena.

Infelizmente estou com pouco tempo para assistir, então não sei bem a qualidade do curso, mas pela USP ponho minha mão no fogo.

 

Mais duas coisas que julgo importante:

  1. Você conhece a UNIVESP (Universidade Virtual de São Paulo)? É uma universidade pública e virtual. Do pouco que sei, a UNIVESP organiza aulas de universidades estaduais, como Unicamp, USP e Unesp. Você pode prestar um vestibular (se não me engano não precisa do enem), faz o curso quase que completamente em casa tendo um encontro semanal. Lá tem cursos de pedagogia, licenciatura em matemática, engenharia da computação entre outros. Dê uma olhadinha lá se gostou e fica esperto(a) pois o vestibular é no começo do ano (talvez em janeiro).
  2. O IAG é o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Se você quer se graduar em Astronomia, recomendo que vá para USP, embora conheço poucas outras Universidades que certamente são excelentes, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Segue as duas playlists (DOIS CURSOS COMPLETOS):

 

 

 


MATERIAL INTRODUTÓRIO DE ÓPTICA

Segue um link de um material disponível em meu site, porém o recomendo para quem quer ir um pouquinho além na introdução ao estudo da óptica geométrica.
Aqui temos dois itens que são pouco abordados nos livros didáticos:

  • Um objeto verde realmente reflete apenas luz verde? (a resposta, ao contrário do que quase a totalidade dos livros de física básica diz, é que não)
  • Se um objeto está com uma velocidade qualquer se aproximando de um espelho plano com velocidade qualquer, como calcular a velocidade da imagem?

A resposta está aqui:

http://professordanilo.com/teoria/notas_de_aula/OPTICA-0.2.pdf

Se tiver dúvidas no material ou encontrar erros, compartilhe aqui.

Espero que ajude alguém.

 

 


Mudança no Edital do Enem 2018

Você pode encontrar muitas informações sobre o novo edital do Enem, mas nada como ir na fonte:

Acesse o edital aqui!

Mas resolvi fazer alguns brevíssimos apontamentos sobre o edital (não necessariamente as mudanças). Vamos lá:

  • No segundo dias os candidatos terão 30 min a mais para fazer a prova.
  • A prova continuará sendo realizada em dois domingos (4 e 11/11/2018).
  • No primeiro dia a prova será de Linguagens, Redação e Ciências Humanas.
  • No segundo, Matemática e Ciências da Natureza.
  • Inscrição de 07/05/2018 à 18/05/2018.
  • Taxa de R$ 82,00.
  • Pedidos de Isenção de 02/04 à 11/04/2018.
  • Se perder a prova tem até 5 dias úteis após o segundo dia de aplicação para justificar a perda. Porém o pedido será julgado e poderá não ser aceito.
  • Quem violar o direitos humano não terão sua redação zerada por isso.

Uma postagem completa, na qual me baseei, pode ser encontrada aqui: https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/mec-divulga-edital-do-enem-2018-e-anuncia-mudancas/

 


O universo Mecânico

O Caltech lançou uma série de vídeos sobre física.

Abaixo temos uma playtist que do youtube com todos os episódios.

Como professor, recomendo para todos os alunos do ensino médio ou pré vestibular, além de curiosos é claro. Ele vai um pouco além apresentando ferramentas de cálculo, o que sinceramente acho indispensável para a compreensão da física, ajudando a compreender a teoria.

Para saber um pouco mais da série encontrei este post:

http://fprudente.blogspot.com.br/2009/03/caltech-o-universo-mecanico.html

Segue a playlist:

 

Lembre-se, é uma produção da década de 80, então não teremos animações 3d renderizada da mesma forma que vemos em produções Holywwodianas, mas a forma não é tudo: o conteúdo é preciosíssimo.

 

Bom estudo à todos.
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

(Albert Einstein)

 

 

Playlist da Univesp sobre Física Moderna

Recomendo assistirem a playlist a seguir, sejam professores, alunos ou curiosos. Mesmo que apenas para conhecer um pouco mais sobre essa magnífica área do conhecimento humano.

 

UDESC 2010 – “Um bastão é colocado sequencialmente em … ” (questão com problema)

A seguinte questão foi-me apresentada:


(Udesc 2010) Um bastão é colocado sequencialmente em três recipientes com líquidos diferentes. Olhando-se o bastão através de cada recipiente, observam-se as imagens I, II e III, conforme ilustração a seguir, pois os líquidos são transparentes. Sendo nAr, nI, nII e nIII os índices de refração do ar, do líquido em I, do líquido em II e do líquido em III, respectivamente, a relação que está correta é:

a

a) nAr < nI < nII

b) nII < nAr < nIII

c) nI > nII > nIII

d) nIII > nII > nI

e) nIII < nI < nII


A questão original pode ser baixada aqui: http://vestibular.udesc.br/arquivos/id_submenu/697/251275257481.pdf

O gabarito apresentado na internet coloca a alternativa E como correta. No entanto considero que o enunciado é impreciso, pelo menos no que se refere aos desenhos, e que isso iria contra o que se ensina quando falamos em dioptro plano. É importante ressaltar que o gabarito oficial também é a alternativa E.

Em outras palavras, considero a alternativa B como a correta. Para concluir isso vamos analisar cada figura e em cada caso discutir sobre o que considerei ser problemático nas figuras.

FIGURA 1:

Como nada ocorre com o bastão podemos afirmar inequivocamente que $$n_I=n_{Ar}$$. Não consiste aqui a minha principal argumentação.

FIGURA 2:

Aqui muitas das resoluções considera um raio saindo da posição real do bastão e sofrendo difração, conforme esquematizado a seguir:

 

Entretanto lembremos que quando estudamos dioptro plano a imagem de um objeto fica acima do objeto quando o objeto está no meio mais refringente, ou seja, há um grave problema no desenho, pois se representa o recipiente em perfil dando a impressão que está quebrado, mas para ter essa impressão deveríamos estar olhando de cima. Olhando de cima teríamos a impressão que o recipiente é mais raso e de lado teríamos a impressão que a parte imersa do bastão está mais próximo do que a parte de fora quando o bastão imerso em um meio mais refringente que o externo.

Assim, teríamos que considerar que o recipiente era mais raso em uma situação e mais profundo em outra.

Na figura 2, teríamos a impressão que o recipiente seria mais fundo, logo o meio II teria menor índice de refração. Na figura 3 teríamos a impressão que o recipiente é mais raso que realmente é, logo o índice de refração do meio III é maior que o do ar.

Vejamos um esquema para a figura 2:

 

FIGURA 3:

Vejamos um esquema para a figura três:

 

Por fim, concluo que a figura apresentada no enunciado é ruim e que o gabarito bem como as resoluções encontradas na internet entram em conflito com o que se ensina sobre dioptro plano, portanto considero como resposta correta a alternativa B.


 

Para montar esta resolução contei com a colaboração dos seguinte professores: